Reciclando


- O Atelier Lugar Especial apoia totalmente a preservação do meio ambiente -





Reciclando #3
Boa noite pessoal!
Hoje vim postar aqui alguma informação sobre um blog bem interessante que descobri nas minhas visitas rotineiras às amigas do Atelier Lugar Especial.
Foi o Scrap pelo Planeta. É muito bacana o trabalho que as meninas desenvolvem por lá, é tudo sobre ser ecologicamente correto, dicas de reaproveitamento e muito mais.
E como o Atelier apoia incondicionalmente a preservação do nosso meio ambiente, vai aqui o nosso "Congrats" para todos seus fundadores e colaboradores pela brilhante idéia.





Reciclando # 2:
Adesivos 3D
Oi gente, mais uma dica no Reciclando:
Já tem algum tempo que não mostro um PAP meu, então resolvi postar este daqui que aproveita todas aquelas sobrinhas de papel que ficam dos projetos que fazemos. 
Este, foi um adesivo 3D, super mimosinho que fiz para um álbum de scrapbook de uma amiga.
Esta minha amiga viaja muito, e em uma destas viagens, juntamente com as fotos, ela me trouxe para que adicionasse ao álbum, um adesivo que adorei! 
Daí pensei: Esperaí Flavinha, dá pra fazer algo inspirado nisso e de quebra, aproveitar aqueles papéis que a gente guarda no final dos projetos {e como são tantos, deu para diversificar bastante aqui}. 
Então, aqui está o PAP, espero que gostem. Agora, é mãos à arte! :) Beijos!

Você vai precisar de:
- Uma folha de papel A4 para fazer o sketch,
- Uma tira de papel micro-ondulado na cor desejada, paraa  base do adesivo,
- Tesoura,
- Cola transparente para artesanato e de preferência que não enrugue  o papel,
- Fita Banana,
- Papéis de recortes, sobras de outros trabalhos.

Primeiro Passo:
Reúna o material de sua página e faça um sketch da palavra que você quer usar {no meu caso VOCATION}, a partir daí, você terá uma noção maior do espaço e de cores que vai usar e em que formato exato recortar suas letras no papel decorado desejado.

Segundo Passo:
Com suas letrinhas todas recortadas {um set todo emendado que servirá de base e um com as letras separadas, para você recortar e servir de segunda e terceira camada dando o efeito 3D}, comece passando cola, em cada letra do sketch branco de base, já colocando seu papel decorado que dará fundo.
Após colar toda a primeira camada {camada base} fixe a fita banana, devidamente recortada para que dê efeito de relevo nas letras.


Terceiro Passo:
Já com toda primeira e segunda camada colocada em seus lugares, coloque alguns pedacinhos de fita banana na parte de traz da base branca da palavra. Lembrando que, se você fez a primeira camada verde, por exemplo; a segunda e terceira camada também receberão a mesma cor para que o efeito 3D seja bom.


Vejam como ficou bacana depois de pronto, é claro que você dá o seu toque especial, com os pequenos embellishments que tem sempre guardados na manga, é aí que está o segredo. Agora, é só usar um pouco de criatividade e voilà !


30 de setembro de 2011.







   
Reciclando # 1


Pessoal, sempre amei papel reciclado. Dá pra fazer um monte de projetos legais partindo daí. 
Inspirada nisso, nessas minhas buscas pela net, encontrei num site muito legal, altas dicas sobre como fazer você mesmo papel reciclado dando seu toque pessoal nos projetos de scrapbook e vários outros. Eu gostei muito e com certeza está na minha lista de projetos para as férias...
Flávia Cardoso de Oliveira



PAPEL RECICLADO ARTESANAL
O papel nada mais é que um emaranhado de fibras vegetais. Ao transformar papel usado em novo, estamos na verdade desfazendo essa trama e entrelaçando as fibras novamente. A partir do papel artesanal, é possível confeccionar papéis de carta, marcadores de livros, porta-retratos, porta-lápis, capas de caderno, livros, cartões de visitas, envelopes, convites, papel e embalagens de presentes, entre muitas outras possibilidades.

Entre os tipos de papel que podem ou
não ser reciclados, temos:

Recicláveis
Jornais e revistas, folhas de caderno, formulários de computador, envelopes, rascunhos, caixas em geral, aparas de papel, fotocópias, papel de fax, cartazes e folhetos.

Não Recicláveis
Papel carbono, fita crepe, papéis metalizados, papéis parafinados, papéis plastificados, papéis sanitários, "papel" de bala, embalagens de biscoitos, papéis sujos, etiqueta adesiva, tocos de cigarro e fotografias.

Benefícios da Reciclagem
1.   Contribui para diminuir a poluição do solo, água e ar;
2.   Melhora a limpeza da cidade e a qualidade de vida da população;
3.   Prolonga a vida útil de aterros sanitários;
4.   Melhora a produção de compostos orgânicos;
5.   Gera empregos para a população não qualificada;
6.   Gera receita com a comercialização dos recicláveis;
7.   Estimula a concorrência, uma vez que produtos gerados a partir dos reciclados são comercializados em paralelo àqueles gerados a partir de matérias-primas virgens;
8.   Contribui para a valorização da limpeza pública e para formar uma consciência ecológica.
A reciclagem surgiu como uma maneira de reintroduzir no sistema uma parte da matéria e da energia, que se tornaria lixo. Os resíduos são coletados, separados e processados para serem usados como matéria-prima na manufatura de bens, os quais eram feitos anteriormente com matéria-prima virgem. A reciclagem propicia a economia de energia, água e matéria- prima, gera emprego e renda nas etapas de coleta, separação e comercialização do material reciclado.


PAPEL ARTESANAL – FEITO À MÃO – PAPEL RECICLADO
(Receita By Irineia Kirach)

Matéria Prima: Cadernos usados, envelopes, papel de embrulho, saquinhos de mercado, sulfite usado, jornais, anilina para tecido, água sanitária.

MATERIAL NECESSÁRIO: 

01 Liquidificador
02 bacias quadradas  grandes,
Retalhos de tecidos (lençol velho, toalhas de mesa)
02 baldes,
01 ferro de passar,
01 rolo de macarrão’
01 esponja de banho,
01 fogão,
01 panela,
01 colher de pau,
02 bastidores de madeira (um com tela e outro vazado)
100 k de jornal velho.
Olha só que charme gente! Amei este padrão!

Como fazer:

1.   Selecionar a matéria prima, retire clip, grampo ou  papel muito sujo, você vai reciclar um tipo de papel de cada vez, por exemplo: nunca misturar jornal com sulfite. Compromete a qualidade do papel.
2.   Picar o papel em pedaços, o menor possível.
3.   Colocar numa panela de água para fervura, até que a goma solte as fibras (1 hora mais ou menos, ou deixar de molho por 24 horas.)
4.   Para alvejar, durante a fervura, usar água sanitária até o ponto do branqueamento desejado. 
5.   Depois de branqueado, deve-se lavar bem a polpa do papel antes  de bater no liquidificador, caso você queira colorir seu papel.
6.   Retirar do fogo e bater depois de frio.  DICA: Colocar uma quantia de cada vez, com muita água, para não forçar o liquidificador.
7.   Despejar a polpa  na bacia ou latão.
8.   Depois do papel batido vamos “temperar” nosso papel colocando cola (Agar Agar  ou cola branca) ou extrato de quiabo, tinta, flores ou o material que vamos usar para decorar nosso papel.
9.   Numa bacia quadrada grande, colocar 15 litros de água ou mais e colocar 10 medida da polpa do papel.
10.  Mergulhar os bastidores na bacia, fazendo o movimento de ir e vir, que crie uma onda sobre o bastidor.
11.  Deixe escorrer, segurando o bastidor na horizontal.
12.  Sobre a mesa arrume camadas de jornal com tecido, vire o bastidor sobre o tecido com jornal por baixo.
13.  Retire o excesso de água, comprimindo a tela do bastidor  com uma espoja de banho.
14. Para retirar o papel do bastidor basta dar tapinhas no verso do bastidor, para que o papel se desprenda a caia sobre o pano.
15.  Depois prensá-lo com rolo de macarrão entre jornais ou prensa.
16.  Levar para o varal para secar.
17. O papel pode ser passado a ferro de passar, para prensá-lo e secar com mais rapidez.


Bem pessoal, achei super legal, estou começando a selecionar material pra fazer os meus, espero que tenham gostado!
   
12 de setembro 2011

2 comentários:

  1. OI Flavia...Muito legal vc publicar meu artigo aqui...no seu blog. Fiquei feliz. Nada melhor que divulgar o trabalho. Obrigada. Qdo quiser pegar mais alguma coisa fique a vontade.Vou levar seu blog para lateral do meu. Bjos...

    ResponderExcluir
  2. Oi Iri, muito obrigada pelo carinho. Achei super interessante o seu trabalho e desde que repaginei meu blog, decidi que teria uma página só para reciclagem. Buscava algo assim, bem legal para estrear. Pesquisando, pesquisando, encontrei, amei as cores e tudo! Com certeza virei freguesa, você tem projetos lindos, será um prazer postá-los!
    Bjm

    ResponderExcluir

Oba, mais um comentário! Adoooroooo!